Guiana FrancesaGuyane Guiana FrancesaBandeira Brasão de armasGentílico: franco-guianenseLocalização da Guiana Francesa na América do SulCapitalCaiena 4°93'N 52°33'W
América do Sul Guiana Francesa/Continente
A Guiana Francesa é o maior e mais antigo território ultramarino francês! ... Isto significa que a Guiana Francesa é, na realidade, uma extensão do território francês, integrando também à União Europeia, utilizando o Euro como moeda oficial e sendo regida pelas mesmas leis da França.
Nesse sentido, a Guiana Francesa inequivocamente se estabelece como um território importante, pois permitiria o acesso europeu à América do Sul e ao Caribe, além de abrigar o centro espacial europeu, de valor absolutamente fundamental para a União Europeia.
Como se chamam os habitantes da Guiana francesa? Guianês ou guianense é o natural ou habitante das Guianas, como poderá ver em qualquer dicionário. Guianeses ou guianenses, no plural.
GuianaCo-operative Republic of Guyana República Cooperativa da GuianaBandeira Brasão de armasGentílico: Guianês ou guianenseCapitalGeorgetown 6°46′N 58°10′WCidade mais populosaGeorgetown
Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul. ... Como a Guiana Francesa integra a República Francesa, a moeda que circula é o Euro.
Em 1604, uma primeira expedição foi dirigida pelo capitão Daniel de La Touche, Senhor de la Rivardière. Em 1624, o rei Luís XIII de França ordenou a instalação dos primeiros colonos, originários da Normandia. Em 1626, o Cardeal de Richelieu autorizou a colonização da Guiana.
A fronteira entre Brasil e Guiana Francesa tem 730 quilômetros, dos quais 427 são de rios, e teve sua travessia facilitada em 2017, com a inauguração da Ponte Binacional Franco-Brasileira. Ela liga os municípios de Macapá e Caiena — até então, a travessia entre as regiões costumava ser feita por barco ou balsa.