A letra de "Para não dizer que eu não falei das flores" transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.
O tema, também conhecido como "Caminhando", se tornou um dos maiores hinos da resistência ao sistema ditatorial militar que vigorava na época. A composição foi censurada pelo regime e Vandré foi perseguido pela polícia militar, tendo que fugir do país e optar pelo exílio para evitar represálias.
6- O que este trecho da música:" Vem, vamos embora, que esperar não é saber" contesta? Resposta: Os baixos salários que os homens sofriam, os agricultores e camponeses tinham suas terras ocupadas e os padres e bispos eram ameaçados, presos e muitas vezes expulsos do país.
Pelos campos há fome em grandes plantações: as pessoas que trabalhavam nos campos, ou que eram agricultores, também sofriam com a ditadura, os poucos que possuíam um pedaço de terra a mesma lhe era tomada, os camponeses muitas vezes eram despejados e acabavam por passar fome.
Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores A maior parte da plateia torcia pela vitória desta que é considerada a mais emblemática canção de protesto lançada durante a ditadura militar, com seu irrepreensível refrão "Vem, vamos embora/ que esperar não é saber/ quem sabe faz a hora/ não espera acontecer".
O Refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. Ainda em 1968, com o AI-5, Geraldo Vandré foi obrigado a exilar-se. ... Geraldo Vandré voltou ao Brasil em 1973 e até hoje, vive em São Paulo e compõe.
Quais elementos contidos na letra representavam, na perspectiva dos censores, um perigo/ameaça/subversão? Resposta: Subversão, pois era desobediência ou rebelião relativamente às autoridades oficiais; transtorno ou perturbação.
Chico Buarque compôs "Apesar de Você", um de seus maiores sucessos e que ironiza a ditadura militar como se falasse de um relacionamento amoroso. "Apesar de você" foi composta por Chico Buarque em 1970, no auge da ditadura militar. ... Ela faz parte do disco intitulado "Chico Buarque", lançado em 1978.