A acelga pode ser consumida crua em saladas, ou cozida, refogada ou na forma de suco concentrado ou misturada com frutas ou vegetais crus. Além disso, a acelga também pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar vários problemas de saúde.
Ingerir acelga pode criar uma barreira de defesa do corpo contra infecções e doenças. Por conter vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, desempenha papel importante no fortalecimento do sistema imunológico ao aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos.
Geralmente as folhas de acelga são consumidas cruas em saladas, como também refogadas ou cozidas. Quando cozidas o sabor amargo desaparece, deixando um sabor mais delicado.
Acelga – facilita a cicatrização dos tecidos e, por ter vitamina K, também favorece os ossos. Pode ser substituída por aspargos – quem sabe na sopa -, alface (bem picotadinha com beterraba e cenoura às vezes vai) ou couve-flor (empanada costuma agradar às crianças).
A melhor forma de consumir a rúcula é crua em saladas temperadas com limão, azeite, sal, cheiro verde, alho ou cebola, por exemplo. Pode ser aliada à manga para quem deseja preparar uma receita agridoce.
São vários os tipos de acelga, cada uma com um formato e sabor particular. As mais conhecidas são a chinesa, a beta vulgaris var cicla, a amarelo brilhante, a gigante e a acelga de ruibarbo. Apesar das diferenças, todos os tipos têm em comum o fato de serem pouco calóricas e altamente nutritivas.
A acelga também possui vitamina A, essencial para a saúde de olhos e pele, e vitaminas do complexo B que atuam sobre o sistema nervoso. O alimento ainda é fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, proteínas e carboidratos.
Uma das maiores vantagens de adicionar a acelga na sua dieta é a melhora na digestão. Isso acontece porque a hortaliça tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas que comprometem o bom funcionamento do sistema digestivo.
A Acelga (Beta vulgaris cicla) é uma planta bianual, sem fruto comestível. Apresenta grandes folhas com forma oval, em roseta, com talos longos, firmes e largos. As folhas, cuja cor varia conforme a espécie, são brilhantes e apresentam, em geral, coloração verde ou avermelhada, em diversas tonalidades.
Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.