O tamarindo pode ser consumido de diversas formas, incluindo polpa, folhas e suplementos. A polpa pode ser utilizada em sucos, smothies, vitaminas e como tempero. As folhas podem ser consumidas em forma de chá, na água ou também em sucos. Como visto, o tamarindo também pode ainda ser consumido através de suplementos.
Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outas bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser utilizado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.
Descobertas apontam que o tamarindo dispõe de atividade antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, além de apresentar efeito antidiabético. A semente do tamarindo é utilizada no combate a vermes, no tratamento de doenças oculares e úlceras. A parte externa da semente é capaz de atuar no tratamento de queimaduras.
Modo de Preparo Coloque o tamarindo em uma tigela e acrescente a água, tampe bem a tigela. Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro. Bata pequenas porções de tamarindo com água no liquidificador para soltar a semente, coe a polpa e congele. Na hora de preparar o suco bata a polpa com água e açúcar a gosto.
Modo de preparo Para aliviar o intestino preso deve beber-se 2 copos desse suco diariamente, e se for um copo antes do almoço e do jantar ainda diminui o apetite ajudando a emagrecer. Pessoas que nunca tomaram o suco de tamarindo podem apresentar cólica intestinal e fezes muito moles ou, até mesmo, diarreia.
Tamarindo é bom para quê? Conheça os benefícios dessa fruta
Ele pode ser consumido como fruta crua, somada à sobremesas, uma vez que é completamente maduras, ou pode ser seco e moído em uma especiaria. Ele é frequentemente usado em geleias e molhos, e ainda é seco e transformado em doces em algumas partes do mundo.
Por ser um laxante estimulante do intestino, alguns sintomas são muito comuns, tais como, cólicas e gases intestinais. Outros efeitos secundários podem ocorrer, desde que respeitada a dose recomendada. São eles: diarreia, dor no estômago, refluxo esofágico, vômitos e irritação gastrintestinal.
Para começar, descasque cerca de 1 kg da fruta e, então, deixe de molho em uma bacia com água (você pode usar 1 litro de água ou o suficiente para cobrir bem todos os tamarindos). Deixe de molho de um dia para o outro e, depois, recorra ao liquidificador para soltar as sementes da polpa.
Ingredientes