Ouça em voz altaPausarA couve-flor é uma hortaliça bastante versátil e faz parte de diversas receitas. A forma mais saudável de consumo é cozida a vapor ou assada, sem adição de molhos gordurosos, e temperada apenas com um pouco de sal. Entretanto, ao ser ingerida crua, potencializam-se os seus efeitos antioxidantes.
Ouça em voz altaPausarEncha uma tigela grande com gelo e água fria até preencher ¾ da sua altura. Deixe um espaço sobrando em cima para a água não transbordar quando a couve-flor for colocada. Coloque os floretes no banho de gelo por três minutos. Use uma escumadeira para transferi-los para a água gelada.
Ouça em voz altaPausarA couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis.
Ouça em voz altaPausarCombina com qualquer grelhado ou assado (carne bovina, frango, peixe, é um prato bonito, delicioso e fácil de agradar. E o melhor, é fácil de fazer! Já te adianto que você pode cozinhar a couve-flor em água fervente, mas no vapor fica bem melhor porque ela não solta muito líquido depois.
Ouça em voz altaPausar"A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco", sugere Fernanda.
Ouça em voz altaPausarNo entanto, como dito no box acima, a folha da couve-flor é rica em cálcio, vitamina C e fósforo. De quebra, é super versátil: você pode usar como acompanhamento para arroz, risotos, massas; e também para enriquecer uma sopa, uma salada ou mesmo para rechear pães e tortas. Folha de couve-flor não é lixo!
Ouça em voz altaPausarAo comprar a couve, observe bem as folhas, elas devem ser firmes, bem verdes, e sem marcas de insetos. A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo.
3 minutos Ouça em voz altaPausarJá os alimentos mais "duros" como batatas, abóbora, beterraba, nabo, cenoura, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas levam de 2 a 3 minutos na água fervente. O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada.
Ouça em voz altaPausarCouve-flor: Apesar de ter a couve no nome, esse é o tipo que menos se parece com a hortaliça de folhas grandes. A couve-flor é a que mais possui características de outras verduras de sua família, como o brócolis. Porém, suas folhas é que dão a origem ao nome, em algumas regiões sendo vendidas sem a flor.
15 minutos Ouça em voz altaPausarA couve-flor é uma hortaliça da mesma família do repolho e do brócolis. A sua textura é delicada e o seu cozimento em água com sal leva no máximo de 12 a 15 minutos.