A Elena escolheu o Damon, pois o ama demais. Na terceira temporada, vimos ela reprimindo esse amor que sentia, e foi por isso que teve a ligação.
Stefan e Elena terminam porque ela não consegue mais lutar contra seus sentimentos por Damon e com Jeremy tentando matá-la, Elena teve que se mudar para a casa dos Salvatore. ... Damon e Elena também fazem amor pela primeira vez e se tornam um verdadeiro casal quando ela vai morar com ele.
10- Elena admite que ama Damon: No final da quarta temporada, Elena finalmente se decide entre os irmãos Salvatore e percebe que ama Damon.
Por falar em flashbacks, eles foram um ponto chave na emoção do episódio. Primeiro quando mostraram que Damon conheceu Elena primeiro, mas a fez esquecer. Logo depois da conversa em que ela diz que se o tivesse conhecido primeiro, talvez algo pudesse ter surgido entre eles.
Curas. Uma cura para o veneno de lobisomem é o sangue do húngaro original Klaus, embora se especule que o sangue da filha de Klaus Hope também poderia ser usado.
Igualmente, confirmou ainda o casamento feliz que ela finalmente compartilhou com Damon, optando por até mesmo usar o sobrenome. Outra referência aos desenvolvimentos na vida de Elena Gilbert veio no segundo spin-off de The Vampire Diaries, Legacies.
Quase não houve momentos de Damon e Elena na segunda temporada. É por isso que seu primeiro beijo no leito de morte foi tão poderoso. Foi um beijo de despedida, como Elena afirmou, mas um beijo mesmo assim, em um momento que toda a temporada estava preparando.
Além disso, no décimo episódio da primeira temporada de Legacies, que se passa em uma linha do tempo alternativa, descobrimos que Elena e Damon tiveram uma filha, chamada Stefanie (em homenagem a Stefan).
A escolha de Elena estava sendo esperada por todos que assistem a série, mais só no episódio 23 da 4ª temporada, Elena se declara a Damon e o escolhe, essa cena foi emocionante e linda!