Além disso, permite o aperfeiçoamento do serviço baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informações aos clientes. Tradicionalmente, a logística concentrou-se no fluxo eficiente de bens ao longo do canal de distribuição.
A contribuição da TI nas rotinas logísticas é bastante grande, sendo ela a responsável por otimizar o trabalho de gestores e colaboradores, facilitar o gerenciamento das atividades, automatizar uma série de expedientes e, mais do que isso, promover a integração de processos logísticos.
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
5 principais sistemas de gerenciamento de logística
O gerenciamento de uma cadeia logística é uma forma de administrar todas as relações da empresa, que pode ser desenvolvida com parceiros, clientes, transportadoras ou fornecedores — todos aqueles que participam, de alguma maneira, do fluxo do produto entram nesse controle.
O uso de um sistema ERP permite melhorar o fluxo de tarefas e o correto cumprimento das ordens de produção, reduzindo consideravelmente os custos e perdas no processo produtivo. Além disso, é possível acompanhar sua capacidade em tempo real e saber exatamente o que está acontecendo com a empresa.
A TI, seus bancos de dados e softwares transformaram a logística. ... As ferramentas mais famosas e utilizadas na logística são o CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).
Como o próprio nome sugere, a Logística Integrada representa a interligação de todo o processo logístico, da fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final. Isso é feito por meio de Sistemas Inteligentes que oferecem união e interatividade de ações, de forma dinâmica.
Indo um pouco mais a fundo, podemos definir a logística empresarial como o processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos, matérias-primas, estoque, produtos acabados, além da gestão estratégica das informações relacionadas às atividades executadas ao longo ...
A principal função da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações e materiais dentro de uma organização. No âmbito empresarial, isso resulta em mais economia e satisfação do cliente.