Para o mundo educativo, e o ensino de história em particular, também se faz necessário perceber e entender a importância do tempo. O tempo representa, assim como o espaço, um aspecto essencial para a construção e compreensão do processo histórico, tanto no seu aspecto social quanto individual.
Tempo segundo o dicionário de conceitos históricos é o estudo das atividades e produções humanas, ou seja, da cultura, ao longo do tempo. ... Na verdade, a palavra tempo pode designar, em português, coisas diferentes, desde o clima ao tempo histórico, o tempo cultural.
Na verdade, a História é o estudo do Homem no Tempo e no Espaço. As ações e transformações que afetam aquela vida humana que pode ser historicamente considerada dão-se em um espaço que muitas vezes é um espaço geográfico ou político, e que, sobretudo, sempre e necessariamente constituirse- á em espaço social.
O tempo é algo indispensável para o estudo de nossa disciplina, visto que, ele é uma das bases fundamentais da história, pois, o tempo junto com o homem em sociedade, compõem a própria história, e o historiador ao se apropriar do tempo, para datar suas pesquisas e acontecimentos nelas estudados, dar ao tempo sentido e ...
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
O sujeito histórico é um conceito mais recente. Na verdade ele sempre existiu, mas a noção do sujeito histórico foi construída após algumas ideias introduzidas pela Escola dos Annales.
De forma didática, cinco desses períodos são apresentados nas escolas: Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e a Idade Contemporânea.