O rádio, na década de 1930, teve uma importância fundamental na propagação nacional da música popular, por meio da qual pretendia-se forjar uma ideologia que fosse aceita pela população. Conforme CAPELATO (2003), as transmissões das mensagens de propaganda foram feitas por meio da imprensa e do rádio.
dia 7 de setembro de 1922 No dia 7 de setembro de 1922, houve a primeira transmissão radiofônica no Brasil por ocasião do centenário da Independência. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido por meio de uma antena instalada no morro do Corcovado e alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo.
Guglielmo Marconi Reginald FessendenWilliam Dubilier Rádio/Inventores
KDKA O primeiro noticiário da KDKA no dia de sua estreia em 1920 foi a cobertura das eleições presidenciais americanas daquele ano, com a vitória do senador republicano Warren Harding e a derrota do democrata James Cox.
A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Ou seja: o rádio. ...
Epitácio Pessoa O paraibano Epitácio Pessoa, nos últimos dias do seu mandato, em 7 de setembro de 1922, anunciou o início da radiodifusão no Brasil.
o rádio que teve um papel muito importante na época ele era usado como meio de comunicação das elites e só depois da década Cadê 30 no governo de Presidente Getúlio Vargas com o objetivo de atingir toda a população, transformando-se em meio de comunicação de massa, voltada a diversão é entretenimento do povo.
Um dos meios de comunicação mais abrangentes e antigos em todo o mundo, o rádio no Brasil sempre foi um meio muito popular. ... Desde a primeira transmissão dessa mídia no Brasil, em 1923, o rádio se manteve dentre as principais fontes de informação, ao lado da TV aberta.