O lítio é um metal estratégico. Usado principalmente na indústria farmacêutica e de eletroeletrônicos, o elemento químico é cada vez mais requisitado para baterias elétricas. ... O lítio também é usado como selante em reatores nucleares.
metal alcalino Propriedades químicas: O Lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, possui em sua estrutura três prótons e três elétrons. Pertence à família 1A da classificação periódica dos elementos químicos, o que o torna um metal alcalino.
lí·ti·o o.
O elemento Lítio é um metal (íon positivo) da família IA (Metal alcalino) que apresenta um elétron na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder um elétron. Seu NOX é +1.
A ação do lítio ocorre no interior dos neurônios, em substâncias conhecidas como segundos mensageiros. Tal ação estabiliza os impulsos elétricos cerebrais, modulando o excesso de descarga neuronal, mecanismo subjacente ao descontrole do humor.
O que é lítio? Ele é o primeiro medicamento classificado como estabilizador de humor e continua sendo considerado como primeira linha de tratamento do TAB. Devido às suas características, ele só pode ser comercializado sob receita médica.
LítioSérie químicametais alcalinosGrupo, período, bloco1 (IA), 2, sDensidade, dureza535 kg/m, 0,6Número CAS7439-93-2
A diferença vem, em parte, do pequeno tamanho do cátion , que lhe dá um forte poder polarizante e, consequentemente, tendência a formar ligações de alto caráter covalente. Outra conseqüência do pequeno tamanho do íon lítio é a forte interação íon-dipolo, que faz com que muitos sais de lítio sejam hidratados em água.
Em geral, o sangue é colhido 12 a 18 horas após a última dose. Informe ao colhedor a hora da última dose, para que a avaliação dos resultados seja correta. Esse exame mede a quantidade de lítio no sangue, para verificar se ela está dentro da faixa terapêutica.
O lítio encontra-se em numerosos minerais pegmatitos devido a sua solubilidade iônica e está presente na água marinha, sendo, geralmente, obtido na forma de salmoura e nas argilas. Em escala industrial, o lítio é isolado via eletrólise de uma mistura de cloreto de lítio e cloreto de potássio.