Cidades portuárias: são cidades que exercem uma importante função na economia do país ao qual pertencem, pois são a partir delas que a maior parte das exportações e importações acontecem, graças à estrutura de seu porto, utilizado para carga e descarga de mercadorias.
1) As cidades portuárias de Biblos, Ugarit e Tiro surgiram após a ocupação litorânea ao norte do Mar Vermelho, para o cultivo agrícola de cereais e videiras por exemplo, além de comércio marítimo entre os povos.
Inicialmente apresenta os estudos que enfocaram as cidades portuárias brasileiras no período compreendido entre a segunda metade do século XIX e o início do XX.
Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 1 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.
Porto (transporte)
Na era colonial, os portos funcionavam como nós de trânsito para os produtos primários destinados ao mercado europeu. Na virada do século XIX para o século XX, a construção de portos modernos foi ditada pelos imperativos dessa divisão do trabalho em escala mundial.
A chegada do Império Bizantino fez com que se estabelecesse um lugar episcopal em Biblos e a cidade cresceu rapidamente. Embora se saiba que uma colónia Persa se tenha estabelecido na região a seguir à conquista Muçulmana (636), as provas arqueológicas são escassas.
Quanto à origem. Sob esse aspecto, as cidades são classificadas em deis tipos: espontâneas e planejadas. Espontâneas são aquelas que surgiram naturalmente a partir de pequenos micélios ou povoados (uma fortificação, uma capela, uma aldeia indígena, uma área de mineração etc.).
São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.
As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais.