Uma pessoa resiliente é mais equilibrada emocionalmente, porque aprende a ver as coisas sobre outra perspectiva mais prática e otimista. Além disso, busca maneiras de liberar as angústias do dia a dia meditando, praticando exercícios físicos, se dedicando a um hobby ou fazendo terapia.
Como adquirir resiliência emocional?
6 dicas para desenvolver a resiliência
Ser uma pessoa adaptável. ...
Focar em atitudes assertivas. ...
Aprender com as situações. ...
Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
Confie em si mesmo. ...
Ter bases de apoio.
Qual a importância de ter resiliência?
Na Psicologia, a resiliência está relacionada com o que estimula um indivíduo a superar os obstáculos que surgem pelo caminho com inteligência emocional. Isto é, conseguir agir de maneira ponderada em situações de estresse e mudanças, buscando sempre a adaptação.
O que são hábitos emocionais?
"Aprendemos que os hábitos emocionais podem minar nossas melhores intenções, bem como o que podemos fazer para subjugar nossos impulsos emocionais mais destrutivos ou autodestrutivos", afirma Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional.
Como a resiliência emocional deve surgir?
Como tal, a resiliência emocional deve surgir a par com uma vida laboral saudável, pelo que cultivar bons hábitos no trabalho é fundamental para que nos tornemos mais resilientes emocionalmente. A resiliência não um é talento inato, antes uma competência que se adquire.
Será que a inteligência emocional é a mesma coisa que resiliência?
Inteligência emocional é a mesma coisa que resiliência? Não. Inteligência emocional é um aspecto da resiliência. As pessoas possuem diversas habilidades cognitivas que favorecem a resiliência e a inteligência emocional é só um aspecto dentre vários que a pessoa precisa ter para alcançá-la.
Qual a importância da resiliência emocional no trabalho?
Como tal, a resiliência emocional deve surgir a par com uma vida laboral saudável, pelo que cultivar bons hábitos no trabalho é fundamental para que nos tornemos mais resilientes emocionalmente. A resiliência profissional no trabalho assume uma importância enorme nos dias que correm.
Quem tem um bom índice de resiliência emocional?
Os trabalhadores que têm um bom índice de resiliência emocional são aqueles que, quando submetidos a situações de stress a nível de trabalho, não se deixam ir abaixo, recuperam rapidamente sem se dobrarem, sem cederem, ou desistirem.