Esse processo de migração dos testículos para a bolsa escrotal é de fundamental importância para a produção dos espermatozoides, que não conseguiriam sobreviver dentro da cavidade abdominal onde a temperatura é, pelo menos, um grau mais alto do que do lado de fora.
Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril. Além disso, sem testículos, o homem não produz mais testosterona (hormônio sexual masculino).
A principal causa da torção testicular é o enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção do cordão espermático, sendo essa a principal causa de torção testicular em crianças com menos de 2 anos.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
A termorregulação testicular ocorre por meio de um processo que mantém a temperatura dos testículos dos animais, sendo que esta deve encontrar-se entre 4 a 7°C abaixo da temperatura orgânica para que a espermatogênese ocorra normalmente.
Os mecanismos fisiológicos responsáveis pela termorregulação testicular nos bovinos são fenômenos que auxiliam na perda de calor contracorrente entre artéria e veias testiculares, regulação do fluxo sanguíneo, posição do testículo dada pelo músculo cremáster e túnica dartos, produção de suor por grandes quantidades de ...
Cirúrgico: principalmente quando a criptorquidia é unilateral – atinge apenas um testículo, a conduta a ser tomada é cirúrgica. O especialista realiza a remoção das aderências que prendem o órgão no abdômen e ele naturalmente desce para o escroto.
Não. Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.
Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.
A torção testicular tipicamente causa início rápido de dor escrotal intensa, náuseas, vômitos, seguidos de edema escrotal e enduração. Nem a frequência urinária nem a febre descartam a torção de testículo, mas geralmente não há reflexo cremastérico.