Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.
A iniciação desportiva precoce caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.
Basquete e o futebol podem ser iniciados já a partir dos 5 anos. Mas, além disso, o basquete e o futebol contribuem com muitos benefícios físicos para as crianças, como: - Uma melhor coordenação.
Contrapondo-se a esta ideia, Paes (2006) declara que mais do que formar atletas é finalidade da iniciação esportiva, contribuir para a formação do cidadão, que eventualmente poderá ou não ser atleta.
As crianças que se movimentam, brincam e praticam exercícios físicos regularmente tornam-se adultos mais saudáveis: apresentam menos risco de obesidade, diabetes e hipertensão, e ganham mais equilíbrio motor e condicionamento.
O lúdico é algo mais voltado ao divertimento do que algo especializado, porém, quando pensamos na criança, a qual está em formação, tanto fisiológica, anatômica, psicológica , social, devemos pensar nela como um todo, e não como um pequeno adulto; enfim, ela deve ser criança de modo que aprenda a jogar, posições em ...
a) formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva; b) a unilateralização de um desenvolvimento que deveria ser plural, c) reduzida participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.
Gonçalves (2010) relata que a iniciação esportiva estimula a autoestima, promovendo a esta criança segurança e confiabilidade. Dentro disto, a autoestima também traz consigo um benefício importante para a criança nesta etapa da vida, que é a disciplina e a persistência.
A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva. ... Nos estudos de Piaget (1980), o autor afirma que a criança, em um ambiente competitivo precoce, confunde as regras com objetivos por causa do seu realismo e por seu egocentrismo.
O Sistema Tático 6×0 do Voleibol é um sistema tático usado na iniciação esportiva ao Voleibol, principalmente para crianças até 12 anos de idade. O Sistema Tático 4×2 do Voleibol é um sistema tático mais avançado em relação ao Sistema 6×0, pois nele já há jogadores especialistas em determinadas funções em quadra.