A Eucaristia é um ritual que lembra a morte na Cruz e a ressurreição de Jesus. Ela é considerada pela Igreja Católica como o sacramento que representa o corpo e o sangue de Cristo transmutados em pão e vinho, oferecido no altar como o alimento da alma. ...
noite em que era entregue, tomou o pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim'. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: 'Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim'.
Em Roma, é encontrada desde 1350. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o Meu corpo... isto é o Meu sangue... fazei isto em memória de mim".
Primeira comunhão é uma celebração religiosa de algumas denominações cristãs, principalmente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes recebem pela primeira vez, respectivamente, o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão (hóstia) e vinho".
Liturgia Eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Segundo o papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, "a Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho".
Na Eucaristia a iniciativa é de Cristo, como na última ceia, por ocasião da sua instituição. Jesus dá o pão, expressa assim a sua entrega total para a nossa salvação. A ceia e o sacrifício da cruz estão integrados. ... Por isso, a Eucaristia expressa todo dinamismo da vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.