A semente, também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios. Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos, como porcos.
Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.
O pinhão vem dessa árvore típica do Sul do Brasil. A pinha é o verdadeiro fruto da araucária. Redonda como uma bola, ela ultrapassa 3 quilos e costuma guardar 100 sementes, que são os pinhões. "Mas já desenvolvemos variedades com 240", revela o professor Flávio Zanette, da UFPR.
Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.
Na natureza, a araucária (Araucaria angustifolia) leva de 12 a 15 anos para produzir o pinhão, semente da planta e alimento muito consumido na Região Sul do Brasil.
Possui nutrientes importantes para o organismo como fibras, amido resistente, proteínas e minerais essenciais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e também vitamina C. Além disso, tem baixo teor de gordura e sódio.
Normalmente, a araucária começa a produzir pinhões alcança de 12 a 15 anos de idade e pelo menos oito metros de altura.
Normalmente um pinheiro se torna adulto entre 18 e 20 anos. O mesmo ocorre com a produção de pinhões que pode ser antecipada se forem utilizados os nutrientes que aceleram o crescimento do pinheiro. Esses resultados devem estimular o plantio da Araucária nos próximos anos.
Árvore mede entre 20 e 50 metros de altura, possui, bem no alto, copa voltada para o céu. Há Araucárias femininas e Araucárias masculinas. tronco reto e cilíndrico, de 90-180 cm de diâmetro. ... Araucárias femininas dispõem de flores popularmente conhecidas como as pinhas.
O pinhão é a semente da Araucária e a parte comestível da pinha. É nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil.