Segundo a tradição hindu e os ensinamentos oriundos do yoga, o terceiro olho representa o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade e reforça o objetivo de transmitir paz de espírito para aqueles que aderem à prática.
Os praticantes de yoga e os devotos hindus tem o objetivo de "abrir" o terceiro olho com meditação constante. Essa "abertura"' significa a unificação do consciente com o subconsciente, o ponto onde todos os elementos de dualidade se fundem em uma só entidade universal.
Um pontinho em formato de pinha que fica bem no meio do cérebro: essa é a glândula endócrina pineal, conhecida por muitos como "terceiro olho" ou "portal da alma". Isso porque ela é a produtora de melatonina, hormônio que regula o sono.
A glândula pineal é conhecida como "terceiro olho" devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz. Além disso, a glândula pineal é considerada por algumas tradições esotéricas um meio de contato com o mundo espiritual, "o olho que tudo vê".
Quando adormecida, a pineal pode ser estimulada através de certas vibrações sonoras. O som grave estimula a glândula. Os sons produzidos em uma conversa genérica também estimulam a pineal. Reza ou pronunciar palavras desconexas, como mantras, em tom grave também possuem esse efeito.
A glândula pineal é a responsável pela produção e secreção de melatonina no nosso organismo. Este é um hormônio fundamental para a indução ao sono, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo no dia a dia, incluindo períodos de descanso ou atividade plena.
Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido, aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
Doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, doença do neurônio motor. Outras Manifestações Clínicas: Há vários relatos do papel da glândula pineal em doenças humanas como hipertensão, desordens de mielina, doenças oculares como glaucoma e distúrbios endócrinos (MORENO, 1997).
Localize o chacra do terceiro olho.
Basicamente, a glândula produz serotonina quando precisamos acordar e "ativar" nosso organismo para o dia a dia de atividades; e produz melatonina quando estamos nos preparando para dormir e descansar. Dessa forma, a maneira mais fácil de ativar a glândula dependerá da sua necessidade e dos seus objetivos.