Ritidoma é a designação dada às porções mais velhas do súber que vão se destacando da superfície dos troncos das plantas lenhosas, constituindo a sua camada mais externa. ... O ritidoma protege os tecidos mais novos dos excesso de evaporação e de outros agentes deletérios do ambiente.
Súber: O súber é o tecido mais externo e apresenta células mortas na maturidade com grande quantidade de suberina (substância graxa). É um tecido com arranjo de células bem compacto e impermeável.
Epiderme: tecido que reveste os órgãos que apresentam crescimento primário. Caracteriza-se por ter células bastante unidas, vivas na maturidade e que, geralmente, não apresentam cloroplastos. ... súber: e a porção mais externa e apresenta células mortas na maturidade e ricas em suberina.
A casca da árvore é um conjunto de camadas de células que envolvem a parte interior da planta de uma forma semelhante à pele dos animais e da mesma forma que a pele protege o nosso corpo, a casca protege o interior da planta.
- Cutícula: camada lipídica contínua, que recobre a epiderme de folhas, frutos e talos jovens. Função: - evita a difusão de água e nutrientes para o ambiente externo - protege a planta contra efeitos adversos e ataque de fitopatógenos.
É frequente a presença de cutina, uma substância lipídica, nas paredes das células epidérmicas. A principal função dessa substância, que forma a cutícula, é atuar como uma camada protetora contra a perda excessiva de água, além de proteger contra o excesso de radiação solar.
O felogênio é um tecido meristemático que produz o súber e a feloderme.
O súber é um tecido secundário, muito leve e elástico, formado pelo câmbio suberofelogénico e apenas presente em caules lenhosos. As células do súber são mortas devido á deposição na parede secundária de suberina. A suberina é uma substância lipídica, tornando estas células impermeáveis aos gases e à água.
Lenticelas são órgãos de arejamento, de formato poroso, encontrados nos caules, raízes e alguns frutos de plantas lenhosas, e que funcionalmente substituem os estômatos. ... Ocorrem especialmente em certos caules, sob a forma de pequenas fendas no tecido suberificado.
As lenticelas são importantes já que o súber é um tecido altamente impermeável à água e aos gases. Como os tecidos localizados abaixo dele, são tecidos vivos e metabolicamente ativos, faz-se necessário o intercâmbio de gases entre ambiente externo e interno, o que é realizado através das lenticela.