De modo geral, as atividades realizadas pelo psicólogo escolar são: Assessorar a escola na construção do Projeto Político-pedagógico. Apoiar a escola em seu trabalho de resgate do valor e da autonomia do professor. Assessorar o professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica.
A inserção do profissional de Psicologia Escolar e Educacional nos espaços públicos, como fóruns e audiências que discutem políticas públicas educacionais, torna-se imprescindível para efetivar a sua entrada no contexto educativo.
Netto, 2001). Inicio da psicologia escolar A Psicologia Escolar começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de graduação em Psicologia no ano de 1962 (lei 4.119).
O foco principal da Psicologia articulada à Educação, nessa perspectiva, era o atendimento a dificuldades de aprendizagem dos alunos, culpabilizados por seu fracasso, cuja análise era feita com a utilização descontextualizada e estigmatizadora de testes psicológicos.
A atuação do psicólogo escolar está relacionada a prática psicológica educacional. O profissional avalia, realiza diagnósticos e intervenções e promove campanhas de prevenção.
No âmbito da educação formal, atua: realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente; envolvendo em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.
Para o Conselho Federal de Psicologia (2013) é função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político pedagógico, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
A partir da década de 1960, com a ampliação do sistema educacional, a Psicologia passou a constituir-se como prática mais presente nas escolas. ... Assim, a figura do psicólogo escolar surgiu para "resolver as situações-problema" da escola (Tanamachi, 2000).
O campo da psicologia educacional surgiu a partir de três grandes estudiosos e pioneiros da psicologia no final do século IX. São eles: Willian James, John Dewey e Edward Lee Thorndike.