Os feldspatos são usados no vidrado vitrificado como fonte de álcalis e alumínio. Tanto para o vidro quanto a cerâmica, o feldspato contribui como fonte de SiO2 (Harben, 2002).
Os feldspatos ocorrem em todas as classes de rochas. Eles são amplamente distribuídos em rochas ígneas, que indicam que eles são formados pela cristalização de magma. O intemperismo físico das rochas feldspato por rolamento pode resultar em sedimentos e rochas sedimentares que contêm feldspato.
A hidrólise é a principal reação química de decomposição dos feldspatos. No início da reação são produzidas argilas e no final da reação, óxidos de alumínio, liberando a sílica e hidróxidos como produtos solúveis.
Separação das sílabas: felds-pa-to.
Na indústria cerâmica, o feldspato atua como fundente (diminuindo a temperatura de fusão), além de fornecer SiO2 (sílica).
A Ortoclase é um constituinte comum da maior parte dos granitos e outras rochas ígneas félsicas, ocorrendo frequentemente sob a forma de macrocristais ou massas em veios pegmatíticos. É utilizada no fabrico de porcelanas e como constituinte de pós abrasivos.
Cor: branco, cinza, róseo; Textura: dureza - 6 a 6,5 (escala Mohs); - sistema de cristalização - monoclínico, triclínico; - aspecto ótico - translúcido e transparente (menos frequente);
Galena, à esquerda, de brilho metálico e fluorita, à direita, de brilho não metálico....2 – Analise seu brilho.BRILHO NÃO METÁLICOSedoso ou acetinadoSemelhante ao da sedaAdamantinoIntenso como o do diamanteNacaradoSemelhante aos das pérolasResinosoLembra o brilho da resina
Os feldspatoides são um grupo de minerais aluminososilicatos alcalinos que são idênticos na composição química aos feldspatos mas que apresentam um teor em sílica muito menor e são mais ricos em metais alcalinos.