Qual a função do bulbo piloso? O bulbo ou folículo piloso, portanto, é extremamente importante, já que é o responsável pela produção da haste que chamamos de fio de cabelo. Ele está inserido na camada de pele mais profunda, a derme.
O folículo capilar é a porção do pelo ou fio de cabelo que fica dentro da pele. Muitas vezes chamado de raiz do cabelo ou bulbo capilar, é também a parte viva do fio.
Um folículo piloso é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros (ou bainhas) epiteliais e é capaz de produzir um pelo. As bainhas rodeiam a raiz do pêlo, na profundidade da pele.
Para prevenir ou reduzir consideravelmente a queda de cabelo, é importante aumentar o consumo de alimentos que são ricos em zinco, ferro, betacaroteno, vitamina B7 e ômega-3. Eles contribuem para a diminuição da perda de fios, fortalecendo e garantindo a integridade da estrutura capilar.
Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico. Ele recebe as informações de diversos órgãos e controla funções como os batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, entre outros.
Na base do folículo piloso está o bulbo, que contém a matriz germinativa, responsável pelo crescimento do pelo. Ela recobre uma papila formada de tecido conjuntivo que recebe o nome de papila dérmica, uma região onde encontramos uma grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.
coloração e descoloração: que diminuem a queratina dos cabelos e quebram as pontes de hidrogênio, resultando na desidratação capilar; altas temperaturas: a exposição contínua, como no caso de chapinhas e escovas, rompe a estrutura dos fios e também desidrata; uso do pente errado: pode desgastar e quebrar os fios.
O calor do secador pode queimar o couro cabeludo e roubar água do fio, deixando o cabelo ressecado e suscetível à quebra; a fricção da escova lasca a cutícula (camada que protege o fio), fragilizando-o ainda mais; e a tração, seja provocada por escova, elástico ou trança, pode levar à perda da raiz com o passar dos ...
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
Estrutura do pêlo Os pêlos são compostos por dois tipos de elementos: a haste, a parte que sobressai da pele, e a raiz, a porção interna. Cada pêlo encontra-se numa depressão da pele correspondente a uma invaginação de tecido epidérmico na derme, denominado folículo piloso, onde são produzidos.