Diástole cardiaca é um período de relaxamento muscular ou recuperação do músculo cardíaco; alterna com o período de contração muscular (sístole). Nesse período, de pressão arterial mínima, a cavidade dilata os ventrículos e permite a entrada de sangue, para que possa ser expelido na contração.
Período que corresponde ao movimento de contração do coração e que tem por finalidade impulsionar o sangue que foi recebido das aurículas para a aorta e para as artérias pulmonares e, consequentemente, para a grande e a pequena circulações sanguíneas.
A sístole e a diástole representam dois momentos importantes no ciclo cardíaco, que é a saída e a entrada de sangue no coração. ... No ciclo cardíaco são produzidos os batimentos, sendo que a primeira batida corresponde à sístole e a segunda marca o início da diástole.
Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos.
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
A circulação humana envolve um sistema fechado, cujo órgão central é o coração, juntamente com o sangue (vasos sanguíneos), veias, artérias e arteríolas. Através do sistema circulatório há o transporte de oxigênio, hormônios e de nutrientes pelo corpo, bem como a eliminação de resíduos tóxicos.