A bradicinina está presente no plasma e é produzida por quase todos os tecidos do organismo humano, tendo ação anti-hipertensiva e controladora da pressão sanguínea. De acordo com Henning, quando os neurônios morrem, liberam substâncias tóxicas que atingem as células vizinhas.
substantivo feminino Polipeptídeo que aparece no sangue de animal que recebeu veneno de jararaca e que aumenta o tono da musculatura lisa.
A bradicinina é um peptídeo vasoativo que é formado como um produto final do sistema calicreína-quinina. Esse sistema ajuda a contrabalançar as propriedades vasoconstritoras do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A bradicinina é o mediador principal da maioria das formas não alérgicas de angioedema.
A sua degradação é feita pelas enzimas Cininases, das quais a Cininase II é sinónimo da Enzima conversora da angiotensina.
No processo inflamatório, a histamina atua promovendo a vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e ativação endotelial, sendo seus efeitos mediados pela interação com quatro receptores (H1, H2, h2 e H4).
A bradicinina é uma substância formada por uma cadeia de aminoácidos que tem uma função hipotensora e atua em vários órgãos e tecidos, inclusive como mediadora de inflamações. Faz parte da atividade fisiológica do corpo humano. É um vasodilatador, que age no sentido de reduzir a pressão dos vasos arteriais.
A BK é liberada também quando há oxigenação tecidual Page 2 Rev Ass Med Brasil 1999; 45(1): 19-23 20 MORAIS, FV et al. inadequada em decorrência de perfusão tecidual deficiente.
São armazenadas pré-formadas no interior das células, sendo assim, um dos primeiros mediadores liberados no processo inflamatório, ocasionando a vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular. Encontradas nos basófilos, mastócitos e plaquetas.
Vários, como danazol, estanozolol e ecallantide, reduzem a produção de bradicinina e podem potencialmente parar a tal tempestade mortal de bradicinina. Outros, como o icatibant, reduzem a sinalização da bradicinina e podem atenuar os seus efeitos, uma vez que já está no corpo.
A tosse é ocasionada devido a uma enzima análoga à ECA (enzima conversora de angiotensina) que é a responsável pela degradação de bradicinina no trato respiratório. Com isso, os níveis de bradicinina aumentam e provocam o sintoma da tosse mediada pelo captopril.