Essa foi a conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado este mês no jornal científico Human Reproduction, da Universidade de Oxford. Geralmente, a data do parto é calculada 280 dias após o início da última menstruação.
Atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com realização das ações da "Primeira Semana de Saúde Integral" e realização da consulta puerperal (entre a 30ª e 42ª semanas pós-parto).
Também conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é um processo após o nascimento do bebê, fase de readaptação para o corpo feminino que tem início logo após o parto e dura em média até a 8ª semana.
-> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente. -> Pré-eclâmpsia/Eclâmpsia: avaliar e investigar cefaléia acompanhada por um ou mais dos seguintes sintomas: distúrbios visuais, náusea, vômito.
280 dias A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM). Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.
Vale ressaltar que cerca de 5% das gestações ultrapassam as 41 semanas e são raras as que se estendem por mais tempo, no entanto, as grávidas, principalmente as primíparas (mães de primeira viagem), precisam estar preparadas para lidar com a chamada gestação a termo tardio (41 semanas até 41 semanas e seis dias) e ...
Consiste na consulta realizada em, no período de quarenta e dois dias apos o parto, com finalidade da conclusão da assistência obstétrica. Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto.