Em relação aos frigoríficos, sua prioridade é evitar a ocorrência da teníase humana, realizando o descarte da carcaça e órgãos bovinos que contenham o cisticerco, evitando assim que sejam comercializadas e consumidas pelo homem.
Art. 110 - È proibida a matança de qualquer animal que não tenha permanecido pelo menos 24 (vinte e quatro) horas em descanso, jejum e dieta hídrica nos depósitos do estabelecimento.
Em um estabelecimento de abate de bovinos, o animal é submetido a uma série de análises e exames, antes e após o abate, para garantir ao consumidor final um produto de qualidade – são as denominadas inspeção "ante mortem" e inspeção "post mortem".
CARCAÇA: entende-se pelo corpo inteiro de uma ave após insensibilização ou não, sangria, depenagem e evisceração, onde papo, traquéia, esôfago, intestinos, cloaca, baço, órgãos reprodutores e pulmões tenham sido removidos.
As principais alterações observadas nas carcaças liberadas pelo DIF foram a presença de contusão (31,34%), contaminação por bile e fezes (31,31%) aderência de pleura (24,4%), abcesso (11,24%), linfodenite (0,73%), caudofagia (0,7%) e pneumonia (0,27%) (Figura 01).
Coloração amarela superior (sobrenadante)- Adipoxantose (pigmentos carotenóides). - Localizada calcificada: aspecto regressivo, discreta, sem reação nos linfonodos satélites. Condena a região da carcaça drenada pela linfa e libera o restante da carcaça, órgãos e vísceras.
PRÉ-ABATE O manuseio pré-abate tem início do jejum das aves e a dieta líquida. O jejum é praticado com o objetivo de limpar o trato digestivo de tal forma evitar a contaminação da carcaça e casos de ruptura.
O objetivo é esvaziar o trato gastrointestinal das aves e assim diminuindo a probabilidade de contaminação cruzada por conteúdo fecal ou do papo, consequentemente, aumentando a segurança sanitária do processo.
Os objetivos da inspeção post mortem são garantir que a carne seja saudável, livre de doenças e que não possui risco algum para a saúde pública.
"A inspeção post-mortem acontece em pontos específicos após o abate do animal, quando serão avaliados os órgãos, as vísceras e a própria carcaça na tentativa de buscar alguma evidência que possa indicar a presença de alguma doença, de algum problema".