Qual a diferença entre o quati e o guaxinim? No geral, a mão dos guaxinins não tem pelos e eles tem um porte menor quando comparados aos quatis.
Alimenta-se de frutas, insetos, vermes e minhocas. Quati (Nasua nasua) é um mamífero pequeno que pertence à família Carnivora.
Às vezes as pessoas atraem esses animais para tirar fotografia, mas correm o risco de ter ferimentos graves. Eles têm os dentes muito afiados e mordem. Além do ferimento, tem o risco de doenças que são transmitidas por eles, inclusive a raiva", explicou o biólogo.
Distribuição Geográfica: Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, savanas (como o Cerrado) e montanhas até os 2.500 metros de altitude.
A dieta dos quatis inclui principalmente insetos e suas larvas, além de outros artrópodes. ... Os quatis podem ser considerados como dispersores de sementes por consumir frutos e defecar as sementes intactas (Rocha, 2001; et al., 2004).
A palavra "quati" é derivada do termo tupi akwa'tim, que significa "nariz pontudo". Nasua vem do latim nasus, "nariz". É uma referência ao comprido focinho dos representantes do gênero.
Os quatis são carnívoros frugívoros, isto é, se alimentam de frutas, pequenos mamíferos e aves. Em meio à floresta do Parque Nacional do Iguaçu, eles têm à disposição uma série de alimentos, como frutos de figueira, goiabas e coquinhos.
Espalhe naftalina pelo lugar. Ou coloque um pouco de amônia numa lata com um trapo com a ponta para fora dela e tampe-a. Instale nos locais preferidos dos gambás e cuícas.
Na parte brasileira das Cataratas, os guardas usam uma varinha para espantar a espécie. Eles batem com força no chão sempre que um quati se aproxima de nós. Aqui, no Brasil, eles fogem. Porém, essa aproximação acontece porque os animais devem ter se acostumado com pessoas, no passado recente, dando comida para eles.
Buscando abrigo e alimento nas casas da região, quatis se instalaram nas árvores próximas a residências do bairro. Os principais alvos do bando são os animais domésticos, principalmente os cães, que estão sendo atacados com mordidas e arranhões.