Um sociopata é calculista e manipulador, enquanto um narcisista freqüentemente usa intimidação e exploração para conseguir o que quer.
Uma pessoa narcisista é auto-obcecada em um grau extremo. Alguém que tem um alto nível de confiança e crença em si mesmo, mas de um modo muito prejudicial. Pode ter um comportamento manipulador e priorizar suas próprias necessidades acima das de outras pessoas, não aceitando críticas de ninguém.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
Igualmente considerado um transtorno de personalidade antissocial, o transtorno de personalidade narcisista tem algumas características em comum com a psicopatia, como a ausência de empatia. Contudo, os narcisistas julgam-se superiores e especiais, exigindo de todos atenção e admiração.
Com seu charme e carisma, psicopatas podem ser extremamente manipuladores e calculistas. Eles são muito bons em manter o controle emocional e físico, de modo a organizar o seu comportamento (criminoso). Sociopatas, por outro lado, são menos organizados e são mais propensos a cometer crimes espontaneamente.
Não se sabe ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade antissocial. É muito provável que o fator genético esteja envolvido, mas há indícios de que fator ambiental também esteja relacionado ao aparecimento desse transtorno, principalmente na infância.
A expressão sociopata funcional indica uma pessoa que apesar de sofrer de uma sociopatia, tem essa situação sob controle, ou seja, os efeitos da sociopatia não afetam muito a sua interação com outras pessoas.