As principais diferenças entre líder e chefe está na relação de poder: O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados. O líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa, mesmo que o próprio líder seja o último da hierarquia. ... "Não se pode confundir liderança com chefia.
Chefia é planejamento, organização, orientação, direção, co ordenação, controle e finanças, relativamente a uma instituição ou empresa.
1- Conceito de Chefe; Comando e Chefia Comando é a autoridade que o militar exerce sobre seus subordinados, em virtude do posto, graduação ou função, é uma espécie de chefia militar. O comandante deve capacitar os militares a cumprirem qualquer missão, agindo com responsabilidade, mesmo na ausência de ordens.
Para começar, uma distinção importante deve ser feita: todos os chefes possuem posição hierárquica de liderança. Entretanto, nem todos os líderes ocupam esses cargos formalmente. ... O líder é aquele que inspira, que consegue enxergar e extrair o potencial de cada membro de sua equipe.
Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe. ... O profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz.
O chefe é aquele que busca demandar e "mandar" em seus subordinados pelo tamanho do seu cargo – o medo e o temor caminham juntos com sua autoridade. Em contrapartida, o líder arrasta sua equipe pelo exemplo. Ele costuma se colocar na posição de seus liderados para caminhar junto com eles.
Na sua origem, a Monarquia se baseava num instrumento militar, em que o rei era o chefe militar de seu povo. ... O rei vivia numa esfera de altíssima dignidade, gozando de direitos estritamente pessoais, governando pessoalmente.
Chefe militar ou senhor da guerra (do inglês warlord) são expressões utilizadas para se referir a uma pessoa com poder de controle militar de facto sobre uma área subnacional, devido ao fato de as forças armadas obedecerem ao chefe militar e não à autoridade central.