Por exemplo: Iogurte light com 30% menos gorduras. Já os alimentos diet são os formulados para grupos com necessidades específicas (como diabéticos), e apresentam na sua composição uma quantidade mínima ou são totalmente isentos de algum nutriente ou ingrediente.
Como reconhecer se um alimento e light?
O alimento será definido como light quando apresentar uma diferença mínima, para menos, de 25% no valor energético ou de nutrientes em relação ao alimento comparado.
Para quê públicos específicos se destinam os produtos diet?
Tanto o alimento light quanto o alimento diet devem ser consumidos de acordo com a necessidade individual. O alimento diet é desenvolvido para atender pessoas com alguma necessidade metabólica (diabéticos, fenilcetonúricos, celíacos). Por outro lado, o alimento light pode ser utilizado por essas pessoas também.
Qual a diferença entre Diet e Light?
Você sabe a diferença entre diet e light? O último boletim da Secretaria Nacional do Consumidor e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi sobre o tema. Ler as informações nutricionais do rótulo e entender o que está descrito auxilia muito na escolha de alimentos mais adequados à saúde.
Por que os produtos LIGHT e diet não devem ser utilizados para emagrecer?
Os produtos light e diet têm na sua composição redução de algum nutriente. Eles não devem ser usados para emagrecer ou ter alimentação mais saudável Anúncios e propagandas em vários veículos de comunicação - e até mesmo nas prateleiras dos supermercados - vendem uma variedade enorme de produtos light e diet.
Qual a diferença entre Light e Light?
No light, o produto tem uma redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente, como gordura e açúcar e, por consequência, de calorias. Nos produtos diet, a modificação diz respeito à retirada de algum nutriente com o objetivo de saúde, por conta de uma patologia específica.
Quais são os produtos LIGHT?
Os produtos light (leve, em inglês) são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já os diet (dieta, em inglês) têm em sua composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. O produto é usado, por exemplo, por diabéticos, já que não contêm açúcar.