As hemorragias digestivas podem ser classificadas em hemorragia digestiva alta (HDA) e hemorragias digestiva baixa (HDB), cada uma com suas características específicas, mas podendo apresentar características mistas em ambas situações dependendo da quantidade de sangramento apresentada numa região específica.
As principais causas de sangramento intestinal baixo são as doenças orificiais, particularmente a doença hemorroidária e a fissura anal, a doença diverticular, a angiodisplasia (espécie de "varizes" que ocorrem nas camadas mais superficiais do intestino) e a colite isquêmica, uma inflamação do intestino que ocorre ...
HEMORRAGIA GASTROINTESTINAL; COLONOSCOPIA. GASTROINTESTINAL HEMORRHAGE; COLONOSCOPY. A hemorragia digestiva baixa (HDB) é uma emergência médica, podendo causar repercussões hemodinâmicas no paciente1.
Clinicamente, a presença de hematêmese e/ou melena indica um quadro provável de hemorragia digestiva alta (HDA), onde a fonte de sangramento é proximal ao ângulo de Treitz – esôfago, estômago ou duodeno.
A colonoscopia é o método diagnóstico e tratamento inicial das HDB, nos pacientes estáveis, deve ser realizada após o preparo do colón e até as primeiras 24h.
São considerados fatores de risco para novos episódios de sangramento:
Causas de HDB entre crianças e adolescentes Entre crianças e adolescentes, as causas mais comuns são divertículo de Meckel, pólipos juvenis e doença inflamatória intestinal, ocorrendo também em crianças intussuscepção intestinal.
Cuidados de Enfermagem com o HDA ou HDB:
O maior interesse do médico da emergência é saber quando "urgenciar" uma endoscopia e internar o paciente com hemorragia digestiva alta (HDA), bem como manejar a doença na sala de emergência. A HDA é uma emergência médica comum, com mortalidade de 2-10%.
Cuidados de Enfermagem com o HDA ou HDB: