RESISTÊNCIA A FADIGA - comportamento do material submetido a tensões cíclicas inferiores ao limite de escoamento. FLUÊNCIA – comportamento do material submetido a tensão inferior ao limite de escoamento por tempos longos e temperaturas elevadas quando o material é metálico.
Como a deformação plástica se dá com consumo de energia, a fratura dúctil ocorre após substancial consumo de energia, estando associada a um comportamento tenaz. ... Assim, a fratura dúctil normalmente ocorre por cisalhamento enquanto que a fratura frágil normalmente ocorre por clivagem.
III - Efeitos de Tensão e Temperatura Com o aumento da tensão ou da temperatura observa-se: i) Aumento da deformação instantânea; ii) Aumento da velocidade de deformação em regime estacionário (έs = ∆ε/∆t); iii) Redução do tempo total para a ruptura.
Comportamento geral em fluência
Fadiga de materiais é um processo que leva a falha mecânica local, causado por um carregamento alternado, variável, e geralmente de valor muito abaixo do que uma carga estática que leva a ruptura.
Resistência a fadiga é a capacidade de um material suportar a estes carregamentos cíclicos com um mínimo de redução na resistência nominal por um maior número de ciclos.
Em altas temperaturas a ruptura é dúctil. Existe portanto uma transição no comportamento da fratura de frágil para dúctil com o aumento de temperatura. Genericamente pode ser dito que para os metais a transição ocorre para valores entre 10 e 20% da temperatura absoluta de fusão.
Ao pé da letra, a transição dúctil-frágil está relacionada com a dependência da absorção da energia de impacto em relação à temperatura, assim haverá uma dependência do comportamento em fratura do material dependendo da temperatura.
Exercício 3 São exemplos de fatores que diminuem a resistência à fadiga: a) ( ) tratamentos superficiais, descontinuidades na superfície; b) ( ) tratamento térmico, tratamentos superficiais endurecedores; c) ( ) meio ambiente isento de agentes corrosivos, bom acabamento superficial; d) ( ) encruamento dos aços dúcteis, ...
A fluência é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, em função do tempo. A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais.