Já as atividades epilinguísticas contemplam o plano axiológico e as relações dialógicas, para compreensão valorada do discurso mobilizado no gênero, enquanto as atividades metalinguísticas coadunam quadros nocionais consolidados às intepretações expansivas axiológicas suscitadas pela epilinguagem.
As atividades epilinguísticas são aquelas que suspendem o desenvolvimento do tópico discursivo (ou do tema ou do assunto), para, no curso da interação comunicativa, tratar dos próprios recursos lingüísticos que estão sendo utilizados, ou de aspectos da interação.
Através de atividades epilingüísticas, como as já citadas, também é possível abordar outros temas como "conjunções", por exemplo. Uma sugestão de atividade é apresentar aos alunos frases do tipo: "o menino queria subir de elevador", "ele estudou pouco", "ela o amava" etc.
28), as atividades metalingüísticas são "aquelas que se relacionam à análise e reflexão voltada para a descrição, por meio da categorização e sistematização dos conhecimentos, formulando um quadro nocional intuitivo que pode ser remetido a cons- truções de especialistas."
Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.
A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. ... Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística. Além disso, ela é usada no cinema, nas artes visuais, na literatura, na publicidade, etc.
A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.
A principal característica da função metalinguística da linguagem é o foco no código, o qual é utilizado para explicar, analisar e refletir sobre o próprio código. Esse conceito tem grandes aplicações no dia a dia. Um exemplo disso é quando, em uma situação de diálogo, deixamos de compreender algo que foi dito.