A eficiência indica que a sociedade está obtendo o máximo que pode de seus recursos escassos, enquanto equidade significa que os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos com justiça entre os membros da sociedade.
Do latim aequĭtas, o termo equidade refere-se à igualdade. ... Em termos económicos ou financeiros, entende-se por equidade a distribuição justa da riqueza entre os membros de uma sociedade, a moderação nos preços e a justiça no que diz respeito às cláusulas de um contrato.
Em economia, eficiência significa que é impossível melhorar a situação de uma parte sem impor um custo a uma outra. Da mesma forma, se uma situação é ineficiente, torna-se possível beneficiar pelo menos uma parte sem impor custos a outras.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade pode ser definida como uma justiça natural; disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. ... Um exemplo prático de aplicação da equidade ocorre em atendimentos de urgência em hospitais.
MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA É VISTO COMO MAXIMIZAR O VALOR DA RENDA NACIONAL, ENQUANTO QUE AUMENTAR A EQUIDADE É USUALMENTE VISTO COMO TRANSFERIR RENDA DE ALGUÉM MAIS RICO PARA ALGUÉM MAIS POBRE.
Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções. A eficiência é uma característica positiva, principalmente como parte do perfil de profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação.
Se você obtém o resultado previsto e "economiza" algum dos recursos disponíveis, será considerado "mais eficiente" do que aquele que também obteve o mesmo resultado mas aplicou o valor exato dos recursos disponíveis.
Portanto, promover a equidade em saúde não é um privilégio, é "[...] ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade" (BRASIL, 2017).