Ouça em voz altaPausarSão marcas diferentes de paroxetina de liberação controlada. Em princípio, não deve haver diferenças entre os efeitos. Mas, quem controla a bioequivalência de drogas é a ANVISA, de modo que nenhum médico consegue garantir se uma droga qualquer é igual à de referência.
Ouça em voz altaPausarCR — Controlled Release: medicamentos de liberação controlada fazem com que a ação seja prolongada (por exemplo, Tegretol CR — anticonvulsivante);
Ouça em voz altaPausarq.d. ou QD (quaque die) → Significa uma vez por diat. i.d. ou. TID (ter in die) →Significa três(3) vezes ao dia q.i.d. ou. QID (quater in die) → Quatro vezes ao dia.
Ouça em voz altaPausarAdultos – Transtorno depressivo maior: O cloridrato de paroxetina é indicado para o tratamento dos sintomas do transtorno depressivo maior. – Transtorno do pânico: O cloridrato de paroxetina mostrou-se eficaz no tratamento do transtorno do pânico com e sem agorafobia.
Ouça em voz altaPausarO Pondera* (paroxetina) e o Pondera XR* (paroxetina de liberação controlada) podem ser prescritas, eventualmente, em doses ligeiramente diferentes. A diferença é que o XR libera a droga (paroxetina) aos poucos, mantendo um nível mais constante em seu sangue, o que pode, em teoria, diminuir algum efeito colateral.
Ouça em voz altaPausarAdeno - prefixo grego, adénos significa glândula. Adenoma - tumos glandular. Adipo - prefixo latino, adipis significa gordura.
Ouça em voz altaPausarTegretol® CR pertence ao grupo de medicamentos antiepilépticos (medicamentos para crises convulsivas). A epilepsia é um distúrbio caracterizado por duas ou mais crises convulsivas (ataques epilépticos).
Ouça em voz altaPausarUma das diferenças entre quet e quet xr é o tempo que leva para iniciar sua acão. QUET tende a ter um início de ação mais rápido e menos duradouro (bom para alguns casos de insônia). Já o QUET XR tem sua liberação prolongada durante o dia, entretanto, seu início de ação é mais lento.