manual- colher a mão. Manualmente a qualidade da colheita fica melhor pois pode-se selecionar o que está bom ou não. mecanica- máquinas. Processo mais rápido.
A colheita mecanizada consiste justamente no uso dessas máquinas para colher os produtos provenientes do campo. Quando somente o equipamento é responsável por essa colheita, ela é chamada de mecanizada, quando há uma divisão de tarefas com pessoas, chamamos a técnica de semimecanizada.
Porém, esse tipo de processo também apresenta suas desvantagens, como: Danos mecânicos....Colheita mecanizada
Manual: É esticada uma lona no chão, onde 4 trabalhadores fazem a poda dos galhos e retiram os frutos. Mecanizado: Com a lona espalhada no chão contendo os galhos com os frutos a própria máquina recolhe tudo e depois faz a trilhagem, ou seja, a separação dos frutos e galhos do café.
Esta etapa consiste no arraste das madeiras amontoadas na etapa anterior até a margem da estrada. O modo de transporte ocorre com o traçamento e arraste do feixe de madeiras pelo Skidder , um trator arrastador projetado com finalidades exclusivas para as operações de exploração florestal.
Dentre as vantagens da colheita mecanizada destacam-se a de possibilitar o trabalho em grandes áreas, diminuir custos em locais onde a mão-de-obra é onerosa. Vale lembrar que, na colheita manual, gastam-se em torno de 7 dias/homem/hectare para o arranquio e enleiramento.
Uma colhedora produz o equivalente a 80 homens por dia, além de poder trabalhar durante 24 horas. Também foi verificado que a colheita mecanizada impede o crescimento de várias espécies de plantas daninhas, contribuindo para o uso menor de herbicidas para o controle das pragas.
A colheita é realizada a partir de um grande "pente fino". Os vãos arrancam os capulhos inteiros da planta, sendo depositados logo atrás do pente, na plataforma. Essa parte força o desprendimento da fibra que não havia sido solta da planta.
Para a manutenção qualitativa e quantitativa do café, torna-se indispensável armazenar o café em local ventilado, com umidade relativa do ar em torno de 65% e temperatura de 20°C. O bom manejo no armazenamento do café preserva os seus atributos naturais, além do teor de umidade de 11 a 12%.
As etapas mais importantes são: corte, extração, carregamento, transporte e o descarregamento, essas etapas representam 50% dos custos finais da madeira posto na indústria. A demanda por produtos de origem florestal contribuiu para uma mecanização intensiva do setor, visando um aumento na produtividade.