A diferença entre clima e tempo está na escala temporal de cada um deles. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera em um local específico, enquanto o clima é a média de variações do tempo em um longo período. ... Por exemplo, quando dizemos que está chovendo agora em São Paulo, estamos nos referindo ao tempo.
Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos.
Em resumo, devemos usar o termo 'tempo' quando queremos falar sobre o comportamento da atmosfera em um curto período, como agora ou nos próximos dias. Já a palavra 'clima' será usada quando analisarmos a média desse mesmo comportamento atmosférico em um recorte maior de tempo (aqui, o do relógio), seja meses ou anos.
Os conceitos de tempo e clima, embora muitos acreditem que são sinônimos, apresentam diferenças. Enquanto o tempo descreve as condições meteorológicas de uma região em determinado momento, o clima reúne as informações de tempo atmosférico observadas por pelo menos trinta anos em um local.
Em meteorologia, tempo é o estado da atmosfera num determinado momento, que pode ser interpretado sob as escalas convencionais que podem considerar a atmosfera como quente ou fria, úmida ou seca, calma ou tempestuosa, limpa ou nublada.
A diferença entre tempo e clima está, na verdade, na escala temporal que os envolve. ... A cena desta tirinha retrata figuras da paisagem do clima árido. Andre Smaira. O tempo reflete as condições de curto prazo da atmosfera, enquanto o clima é o tempo médio diário por um período prolongado de tempo em um determinado local ...
Clima corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade. Para estabelecer o clima de um lugar é necessário analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos. O clima está diretamente relacionado à formação vegetal.