Na alocação encadeada, é preciso que os elementos sejam alocados fisicamente na memória. ... A alocação sequencial não é necessariamente alocada em sequência fisicamente. Na alocação sequencial, além da lógica sequencial, a lista também é alocada fisicamente em sequência.
É um TAD que representa uma coleção de elementos cuja característica é a posição relativa entre seus elementos. Sabemos onde começa e termina a lista; Não existe nenhum elemento antes do primeiro e nem depois do último; Existe uma ordem entre os elementos, assim sabemos que o 5º elemento está entre o 4º e o 6º.
Estrutura de dados na qual cada elemento é precedido por um elemento e sucedido por outro (exceto o primeiro que não tem predecessor e o último que não tem sucessor).
Os tipos mais comuns de listas lineares são as:
Vantagens: Mantem os dados organizados na memória, colocados um ao lado do outro na forma de linha como uma fila sendo sequencial. De fácil acessibilidade, com uma maior velocidade no acesso.
A estrutura consiste numa seqüência encadeada de elementos, em geral chamados de nós da lista. A lista é representada por um ponteiro para o primeiro elemento (ou nó).
Uma lista encadeada ou lista ligada é uma estrutura de dados linear e dinâmica. Ela é composta por várias células que estão interligadas através de ponteiros, ou seja, cada célula possui um ponteiro que aponta para o endereço de memória da próxima célula.
Alocação Encadeada Quais as desvantagens de usar o armazenamento seqüencial para representar listas? Uma grande desvantagem é que uma quantidade fixa de armazenamento permanece alocada para a lista, mesmo quando a estrutura estiver de fato usando uma quantidade menor ou possivelmente nenhum armazenamento.
Simplesmente encadeada: cada elemento contém somente um ponteiro para um elemento próximo (sucessor) ou para um anterior (antecessor). Duplamente encadeada: cada elemento apresenta dois ponteiros um para próximo (sucessor) elemento e um para o elemento anterior (antecessor).
Uma lista linear é uma coleção L: [a1, a2, ...., an] com n ≥ 0, cuja propriedade estrutural baseia-se apenas na posição relativa dos elementos, que são dispostos linearmente.