A diferença entre os tipos de isolação é a temperatura que elas suportam. O PVC (Cloreto de Polivinila) é um termoplástico que suporta temperaturas de até 70 °C no condutor. O HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo que suporta temperaturas de até 90 °C no condutor.
Os cabos EPR são mais flexíveis que os XLPE, e sua construção compacta permite um menor diâmetro externo quando comparados aos cabos isolados em XLPE, o que pode representar maior facilidade durante a instalação. ... Os cabos EPR também apresentam resistência consideravelmente maior que a dos cabos XLPE.
Cabo PVC. Os cabos com isolamento e bainha externa em cloreto de polivinilo (PVC) são usados numa grande variedade de aplicações, desde a cablagem fixa a instalações flexíveis, e estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e materiais condutores.
Nos últimos anos surgiu no mercado uma variação do EPR, chamada de HEPR. De acordo com Moreno, o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica.
Um cabo multiplexado é a solução ideal para instalações elétricas suspensas. Formado por um cabo condutor de cobre, e cabos condutores fase que podem ir de dois a quatro modelos, eles são responsáveis por uma condução elétrica mais responsiva e mais econômica para instalações elétricas externas.
De acordo com Moreno, o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica. "Ambas as isolações são bastante flexíveis e fáceis de trabalhar", afirma o profissional.
O HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo usado como isolante em fios e cabos, que suporta até temperaturas de 90C. Os cabos em XLPE a rigidez dielétrica decai mais acentuadamente com o passar do tempo. ... Por outro lado, os cabos em XLPE apresentam custo mais atrativo.
EPR / XLPE A borracha etileno-propileno (EPR) e o polietileno reticulado (XLPE), por se tratarem de uma mistura reticulada quimicamente, possuem excelente resistência ao envelhecimento térmico. Ao serem submetidos a temperaturas elevadas, acima do seu limite, se carbonizam sem passarem pelo estado líquido.
Pela tabela, nota-se que o EPR/XLPE suporta temperaturas mais elevadas do que os condutores revestidos em PVC. Com isso, para uma mesma seção de cobre, um cabo isolado com EPR ou XLPE pode conduzir uma corrente elétrica de maior magnitude do que um cabo isolado com PVC.