O termo Tendinopatia significa que o tendão apresenta algum tipo de patologia, podendo ser uma tendinite ( inflamação aguda do tendão ) , uma tendinose ( comprometimento crônico do tendão ) ou até ruptura parcial ou total do tendão.
Tendinose é o termo médico usado para descrever tendões inflamados ou irritados que não cicatrizam e eventualmente começam a degenerar. A condição é às vezes chamada de lesão crônica do tendão ou tendinite crônica.
A tendinopatia supraespinhal é uma fonte comum de dor no ombro. Tendinopatia é o termo usado para fazer referência às lesões em tendões, também chamada de tendinite, sendo relacionado à inflamação no tendão atingido, o que pode causar dor e rompimento do mesmo.
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento. Para a tendinite, quando realizado numa fase inicial, a recuperação pode ser de seis a dez semanas.
Algumas das práticas comuns para o tratamento fisioterápico de tendinopatia no ombro são:
O termo mais adequado para esses casos é tendinopatia, que se refere a alguma adversidade no tendão, muitas vezes tendo como sintoma essa inflamação na membrana que encobre o tendão. Com isso podemos perceber que a tal da inflamação não é o real problema desse tendão, ela só é uma consequência.
Quando, por algum motivo os tendões sofrem constante tração e estresse repetidos e intensos, eles podem sofrer degeneração, fissuras e a tendinite, que é a inflamação. Com o passar do tempo, infelizmente os tendões perdem elasticidade e esse fator também pode facilitar o surgimento da tendinite crônica.
Um bom tratamento caseiro para a tendinite são as compressas de gelo, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para fazer as compressas de gelo, basta envolver algumas pedrinhas de gelo numa toalha fina, ou fralda, fazendo uma trouxinha e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.
O tratamento da tendinose é feito com o objetivo de estimular a produção de colágeno e aumentar a força muscular, permitindo a regeneração do tendão e diminuindo a dor. Além disso, pode ser indicado o uso de analgésicos, para aliviar a dor, e várias sessões de fisioterapia para diminuir a inflamação.
Qual é o tratamento da tendinite do supraespinhal? O tratamento para esse tipo de lesão pode ou não incluir intervenção cirúrgica, havendo a opção de tratamento conservador. Antes de mais nada, é requisitado que o paciente faça repouso para possibilitar a cicatrização do tendão afetado e parar o aumento da lesão.