É o referencial de um ponto que quanto mais póximo da nascente do rio se diz que se está a montante e quando se está mais próximo da foz se diz que está a jusante do rio, no caso das hidrelétricas estes nomes são muito usados.
O que é A Montante: Tudo que está acima de um determinado ponto de referência, subindo a correnteza do rio diz-se que se situa a montante. A montante é uma locução adverbial que significa para o lado da nascente de um rio.
Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. ... O termo jusante vem do latim "jusum" que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas.
Analogamente, para eletricidade: um componente estar a montante significa que ele está antes do outro em questão, mais perto da fonte de energia. um componente estar a jusante significa que ele está depois do outro em questão, mais perto da carga final.
Montante: seção de um curso de água localizada entre um determinado ponto de referência e a nascente. Por exemplo: montante de uma barragem significa que fica "antes da barragem", no sentido da corrente do rio. Jusante: seção de um curso de água localizada entre um determinado ponto de referência e a foz.
Significado de Exutório substantivo masculino [Medicina] Ulceração artificial, produzida e conservada para manter supuração permanente.
Significado de Vazante adjetivo, substantivo feminino Que ou aquilo que vaza: maré vazante. Refluxo; vazão: a vazante do rio. Saída, vazão: dar vazante ao tráfego. [Brasil] Qualquer terra baixa e plana, temporariamente alagada, ao longo dos rios, lagoas e aguadas; várzea.
No sentido figurado, as locuções adverbiais "a montante" e "a jusante" são usadas para se referir à acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de determinado ponto. Esses termos são empregados em diversas áreas, e principalmente nas ciências exatas.
O termo montante e jusante é usado para identificar as direções por onde correm as águas de uma corrente fluvial. Mas encontramos esse termo constante na NBR 5410 para determinar proteções como disjuntores, dispositivos de proteção contra surto além de ser usado para derteminar posição de alguma falha.