A grande diferença entre essas duas versões do anime é que enquanto o original pouco se inspirou no mangá (ele estreou apenas um ano após o lançamento do material original) e seguiu seu próprio caminho, Brotherhood adaptou de maneira fiel a história desenvolvida por sua criadora.
Brotherhood Brotherhood é mais longo que o original, 64 episódios longos, mas era fiel ao mangá (2001-10). Foi lançado quando o mangá estava terminando, então, de certa forma, 'Brotherhood' poderia ser visto como a 'verdadeira' história do Fullmetal Alchemist.
A primeira série mantém o clima pesado inclusive no seu final; Alphonse recupera seu corpo, mas como consequência perde a memória e o Ed acaba sendo teleportado para outro mundo. Sendo assim, ainda há uma troca de mesmo valor para receber aquilo que se quer (ou pelo menos mais cara do que na segunda série).
Ambas as séries diferem um pouco em seu enredo. Além de suas diferenças de enredo, a primeira metade de FMA tem uma atração melhor e mais acessível emocionalmente. FMAB, por outro lado, tem um conclusão melhor e mais satisfatória. Ambas as séries, no entanto, são obras-primas em sua própria maneira única.
Por que assistir ao Brotherhood? A segunda versão segue fielmente o mangá, diferente da primeira versão que muda completamente o rumo da história original. Além disso, como mudou o desenhista, o traço está muito mais bonito. FMA Brotherhood não é uma continuação, é um remake — porque o primeiro, os fãs xiitas odiaram.
Homúnculos são as criaturas mais perigosas de Fullmetal Alchemist, com habilidades que até mesmo os Alquimistas Federais têm dificuldade de lidar. Liderados pelo Pai, cada Homúnculo representa um pecado capital e possui poderes inspirados nestes pecados.
Conclusão: Fullmetal Alchemist Brotherhood é melhor que Fullmetal Alchemist por ser fiel, ter os vilões originais do mangá, ter os personagens mais bem elaborados, os gráficos mais agradáveis aos nossos olhos e cai entre nós, sem ter fillers, além de muitos outros motivos que você precisará ver para comprovar.
Afinal, Ed fica com a Winry (e tem dois filhos!), Roy vira Fuhrer ao lado da Hawkeye, Alphonse recupera seu corpo e parte para outra jornada pelo mundo. Mas pessoalmente falando, não gostaria que fosse de outra forma, depois de todo o caminho feito pelos irmãos Elric, acredito que eles mereciam um final assim.
A diferença entre o anime original de "Fullmetal Alchemist", com 51 episódios transmitidos entre 20, e "Brotherhood", é que o primeiro foi feito enquanto o mangá ainda era publicado e, por isso, conta com um final diferente.