O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.
Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico: é aquele decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo.
O envelhecimento extrínseco é provocado por fatores ambientais, os quais afetam diretamente a pele provocando assim o envelhecimento precoce. Dentre estes fatores extrínsecos podemos citar os mais importantes que são o tabagismo, a radiação UV, poluição, má alimentação, álcool e radicais livres.
O envelhecimento cutâneo é marcado clinicamente pela perda de elasticidade dos tecidos (perda da propriedade de voltar ao seu estado inicial após estiramento), pela alteração da textura da pele (espessamento ou adelgaçamento) e, à superfície, pelo aparecimento de anomalias superficiais (pequenos vasos, manchas ...
A senescência abrange todas as alterações que ocorrem no organismo humano no decorrer o tempo e que não configuram doenças. São, portanto, as alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento. ... A senilidade, por sua vez, é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento.
O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo. ... Por outro lado, o envelhecimento extrínseco é o processo de envelhecimento relacionado com os hábitos e exposição a fatores externos como radiação solar, poluição, fumo, álcool e sedentarismo.
Envelhecimento saudável, dentro dessa nova ótica, passa a ser a resultante da interação multidimensional entre saúde física, saúde mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica.
O envelhecimento cutâneo pode ser intrínseco ou cronológico, aquele que surge com a idade influenciado por fatores genéticos, ou extrínseco ou actínico aquele que surge influenciado por fatores externos tal como o tabaco, poluição, hábitos de vida e predominantemente, a radiação solar (fotoenvelhecimento).