Algumas vezes, eles também são chamados de "distúrbios". Quando se fala em alterações de ordem mental, prefere-se o termo "transtorno" porque o paciente raramente apresenta todos os sintomas e sinais que caracterizariam uma doença.
Dois exemplos dentro da psiquiatria são a Síndrome de Down e a Síndrome do Pânico. Distúrbio - Já os distúrbios são anormalidades funcionais de um órgão ou de um sistema, explica a médica, que não necessariamente fecham em algum diagnóstico.
Um distúrbio digestivo, ou gastrointestinal, é qualquer problema que acometa o sistema digestivo humano. Esse sistema, como se sabe, compreende um grande número de órgãos, incluindo alguns vitais, como o fígado, estômago e intestinos, além de outras regiões importantes e sensíveis, como o esôfago.
7 transtornos mentais mais comuns: como identificar e tratar
Distúrbios visuais subjetivos são distúrbios visuais caracterizados por sintomas subjetivos, ou seja, sintomas relatados pelos pacientes, mas que não podem ser comprovados objetivamente. Manifestam-se como escurecimento da visão, linhas denteadas ou onduladas, distorções visuais e imagem diminuída ou aumentada.
Sendo assim, os sintomas apresentados dentro de tais situações podem facilitar a identificação desses quadros: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Depressão.