Diz-se que um objeto em repouso possui uma energia denominada energia potencial gravitacional, que varia conforme sua altura em relação ao solo. Outra forma de energia é a energia potencial elástica, presente em uma mola comprimida ou esticada. ... É a energia associada à posição em que o corpo se encontra.
A energia mecânica é a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas se associada à posição, energia potencial. ... Porém, se a capacidade de realizar trabalho estiver relacionada com a posição de um corpo, ela é chamada de energia potencial.
Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule.
Energia mecânica é aquela produzida a partir do trabalho de um corpo e pode ser transferida para outro. ... Além da energia cinética, também faz parte do conceito de energia mecânica, a energia potencial que é composta pela energia potencial elástica mais energia potencial gravitacional.
Energia potencial elástica é a energia armazenada como resultado da aplicação de uma força para deformar um objeto elástico. A energia é armazenada até que a força seja removida e o objeto volte à sua forma original, realizando trabalho no processo. A deformação pode envolver comprimir, esticar ou torcer o objeto.
Energia potencial gravitacional é uma grandeza escalar, medida em joules, que mensura a quantidade de energia atribuída a um corpo de certa massa que se encontre a uma determinada altura em relação ao chão.
Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. ... A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento, podendo ser gravitacional ou elástica.