Entre os espanhóis, Diaz; entre os portugueses, Dias. É um patronímico de origem, ibérica, do prenome Diego ou Diogo, que, por sua vez, vem do latim Didacus, cuja origem é Santiago, de sanctus e Iagus, contração de Iacobus (Jacó), latinização do hebraico Ya'akov.
O brasão dos Dias é bem simples. Ele é feito de um escudo azul com uma estrela dourada de dez pontas ao meio, sem mais detalhes. Ele é bem característico e pode ser considerado o brasão oficial da família Dias.
Quantas pessoas se chamam Dias atualmente? Estima-se que atualmente 24 pessoas tem esse nome, o que representa 8.57% da população brasileira com esse nome.
Jacó: Significa "aquele que vem do calcanhar". ... Segundo relatos da Bíblia, Jacó nasceu segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo, Esaú, o que provavelmente deu origem ao significado do seu nome. Em razão desta história, o nome Jacó era inicialmente dado ao filho gêmeo que nascia por último.
Alves é um sobrenome ou apelido de família de origem portuguesa e espanhola. O sobrenome é uma abreviação de Áves Alves Aves, que por sua vez é patronímico de Álvares (significando "filho de Álvaro"). ... O sobrenome é uma abreviação de Álvares, que por sua vez deriva-se da expressão "filho de Álvaro".
Toponímico português, Freitas tem origem na família de dom Gonçalo Ouveques, fundador do mosteiro de Cete e pai de Diogo Gonçalves de Urró, que lutou em 1139 na batalha do campo de Ourique com dom Afonso Henriques (ca. 1111-85), o Conquistador, primeiro rei de Portugal.
Como saber minha descendência?
Desde 2000 até os dias atuais, aproximadamente 265.76 mil pessoas, o que representa 61.54% do total de pessoas que já tiveram esse nome.