A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. ... Mata igapó compreende uma cobertura vegetal que ocorre nas áreas de relevo suave (planícies) que se encontram às margens de rios, portanto, sofre inundações freqüentes.
Florestas de terra firme são florestas que se desenvolvem em áreas que não estão sujeitas a inundações por estarem situadas em uma região mais elevada do relevo amazônico. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 60 metros de altura.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Vegetação. A vegetação divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e por este motivo não são inundadas pelos rios.
Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. A fauna de peixes que coloniza os habitats da várzea é abundante e diversificada. ...
O relevo amazônico é formado por baixas altitudes, devido às planícies fluviais e as depressões. Entretanto, é possível encontrar partes fragmentadas de planaltos. As altitudes não ultrapassam 200 metros. O Pico da Neblina (com 2995,30 metros) e o Pico 31 de Março ( 2.974,18 metros) são as exceções.
Resposta: A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã.
Existem três tipos de floresta da Amazônia. As duas últimas formam a Amazônia brasileira: florestas montanhosas andinas, florestas de terra firme e florestas fluviais alagadas.