Preparado saponáceo, geralmente líquido, usado para lavar os cabelos e o couro cabeludo. ETIMOLOGIA ingl shampoo.
A forma mais correta de escrita da palavra no Brasil é xampu. A palavra shampoo é a forma original da palavra em inglês e champô é a forma utilizada no português de Portugal.
O plural de xampu é xampus.
O primeiro shampoo foi criado na Índia, no século XVI Estas bagas eram fervidas juntamente com uvas-crispas secas e outras ervas, e o extrato desta mistura era conhecido por criar bastante espuma e deixar as madeixas bem suaves e brilhosas.
Ela nasceu em meados do século XVIII como um verbo que significava "massagear". Subproduto do colonialismo britânico, era importada do híndi champo, imperativo de champna, ou seja, "pressionar os músculos com os dedos".
A função do shampoo é promover a correta limpeza do couro cabeludo e fios. Além, é claro, de preparar os cabelos para receber o tratamento. É legal frisar que a correta aplicação do produto pode fazer diferença para fios mais saudáveis e resistentes.
Rimas com xampu
O shampoo micelar faz uma limpeza profunda e eficaz nos cabelos. Isso porque suas partículas microscópicas de óleo, as famosas "micelas", atraem e eliminam os resíduos de sujeira dos fios e couro cabeludo, além disso, hidratam e preservam a oleosidade natural do hair.
Na Idade Média, as mulheres usavam cabelos muito longos, para higienizá-los, usavam pomadas feitas a partir de gorduras animais e infusões de ervas. A época do Renascimento, o método se baseava no pó de argila (o ancestral do shampoo seco!), usado para desengordurar as raízes.