Significado de Sintagma substantivo masculino Linguística Combinação de duas formas ou unidades linguísticas elementares em que uma, funcionando como determinante, cria um elo de subordinação com outra, dita determinada: sintagma lexical, locucional, nominal, verbal, oracional etc.
Exemplo: Os alunos liam os livros. ... A palavra "alunos", que é o núcleo, bem como o complemento verbal em que o objeto direto se destaca, no caso com o núcleo "livros". Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é "alunos" e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é "livros".
Sintagma é a unidade linguística que se une a outra formando uma sentença. Os sintagmas variam conforme os seus núcleos. Eles podem ser nominal, verbal, adjetival, preposicional e adverbial.
Sintagma é um conceito que se usa no âmbito da gramática para evocar um grupo ou um conjunto de palavras que constitui um tipo de constituinte sintático. ... Uma vez organizados ao redor de um núcleo, seu elemento principal, os sintagmas possuem entre si uma relação de dependência e também de ordem.
Assim, a depender do tipo de elemento que constitui o núcleo, o sintagma pode ser nominal, cujo núcleo é representado por um nome; ou pode ser verbal, tendo como núcleo um verbo. Assim, é possível identificar o sintagma nominal e o verbal, assim como seus respectivos elementos.
Sintagma verbal Constitui o predicado da oração, em que o núcleo é o próprio verbo. As visitas chegaram. Temos o sujeito – as visitas; e o predicado – chegaram, representando, assim, o sintagma em evidência.
Sintagma é o conjunto de palavras subordinadas aos núcleos das orações. Como toda oração é formada pelo sujeito + predicado, o estudo do sintagma é uma análise do sentido e da função das palavras que acompanham justamente o núcleo desse sujeito e o núcleo desse predicado.
Em termos linguísticos, Sentença é o mesmo que Frase. Trata-se de uma unidade mínima de comunicação que produz efeitos de sentidos em um contexto específico. As sentenças podem ser formadas por uma ou por várias palavras, podendo ou não apresentar sujeito ou verbo.
Um modelo de sintagma nominal – chamado sintagma nominal lexical – foi elaborado tendo em vista aplicações que lidem essencialmente com o conteúdo da informação, como recuperação de informação e indexação. Por isso, uma de suas principais características é a presença de um núcleo lexical.
Sintagma verbal Constitui o predicado da oração, em que o núcleo é o próprio verbo. As visitas chegaram. Temos o sujeito – as visitas; e o predicado – chegaram, representando, assim, o sintagma em evidência.