Órteses são dispositivos médicos prescritos por um médico em caso de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação. Tem como objetivo ajudar as pessoas a aumentar sua mobilidade.
Já a prótese ortopédica, é um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes do membro amputado. São peças artificiais usadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputadas ou não funcionam como deveriam.
Já as órteses, são aparelhos que servem para alinhar ou regular determinadas partes do corpo, auxiliando as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades e/ou compensando insuficiências funcionais. Alguns exemplos são o marca-passo, os colares cervicais, aparelhos auditivos, entre outros.
A órtese é indicada nos casos em que o paciente não consegue manter uma parte do corpo na posição funcional, quando há presença ou tendência à deformidade e quando há necessidade de repouso e imobilização de uma articulação.
Tipos de órteses
HO = Hip Orthoses - Órtese para quadril. TBO = Trochanteric Belt Orthoses - Cinto Trocanteriano KAFO = Knee Ankle Foot Orthoses - Órtese para joelho, tornozelo e pé. KO = Knee Orthoses - Órtese para joelho. AFO = Ankle Foot Orthoses - Órtese para tornozelo e pé.
Introdução: Órteses funcionais para membros superiores e inferiores são dispositivos que aumentam o grau de autonomia de pessoas com problemas físicos provisórios ou definitivos, além de ajudar na manutenção da postura adequada, principalmente em atividades da vida diária.
As órteses de imobilização e restritiva visam imobilizar, prevenir deformidade adicional e contratura de tecidos moles, além de proverem suporte às articulações hipermóveis e em casos de lesões ligamentares.
O emprego de órteses tem como metas a sustentação das articulações acometidas em uma posição ideal para a função e a redução da inflamação, proporcionando, assim, repouso articular(1), sendo o tratamento mais efetivo para diminuição da dor(4).
As órteses plantares podem ser classificadas como rígidas, semi-rígidas, articuladas e de reação ao solo, que serão utilizados de acordo com a condição clínica do paciente.