O termo "microrganismo" é uma definição operacional, que congrega táxons variados de organismos unicelulares microscópicos, que vivem na natureza como células isoladas ou em agregados celulares. Esta definição abarca os grupos das bactérias, arqueas, fungos, protozoários e vírus.
Os microrganismos são encontrados em quase todos os habitats presentes na natureza, incluindo ambientes hostis como os pólos Norte e Sul, desertos, gêiseres e rochas. Eles também incluem todos os microrganismos marinhos dos oceanos e do fundo do mar.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: micro-organismo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: microorganismo.
Introdução. Os micro-organismos são seres vivos demasiado pequenos para serem vistos a olho nu. Eles podem ser vistos com um microscópio. Bactérias, vírus e fungos são alguns exemplos de micro-organismos.
Os patógenos que se desenvolvem na água merecem considerável atenção. Eles podem causar desordens gastrointestinais, infecções em órgãos respiratórios, pele, ouvido, olhos e trato urinário.
Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os "bons", os "maus" e os perigosos.
Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias.
Entre os microrganismos deteriorantes de produtos cárneos destacam-se os Gram-negativos como Pseudomonas, Acinetobacter e Flavobacterium, que crescem na superfície do alimento e os Gram- positivos como Lactobacillus, que predominam no seu interior.
Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os "bons", os "maus" e os perigosos. Os microrganismos "bons" são úteis porque: ... Bactérias, vírus, leveduras, bolores e parasitas, são todos microrganismos.